Uma epidemia chamada ansiedade
- rosanevellosopsi
- 10 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2020
A ansiedade já pode ser considerada uma epidemia no mundo e no Brasil, onde a estatística revela que 1 em 3 pessoas sofrem ou vão sofrer um quadro ansioso em suas vidas.
É com muita frequência que recebo em meu consultório, pessoas com diversos sintomas relacionados à ansiedade, como insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, distúrbios alimentares, dentre outros.
Esses sintomas impactam na vida das pessoas, trazendo um prejuízo nos seus relacionamentos, na sua vida profissional, como também no seu físico. O que se observa é que a pessoa se deixa tomar por pensamentos antecipatórios, para o que poderá acontecer. E como tratar esse quadro ansioso?

O trabalho estaria na utilização de ferramentas que pudessem colocar tais pensamentos disfuncionais em xeque-mate e testar o quanto verdadeiros são, fazendo com que pensamentos mais apropriados surjam e sejam resignificados, e a pessoa perceba que o que tinha medo que acontecesse não aconteceu e gastou toda essa energia sem necessidade.
Algumas técnicas da TCC e da Psicologia Positiva também são aplicadas com resultados eficazes na redução dos sintomas da ansiedade, proporcionando maior bem-estar.
Você sente ou já sentiu alguns desses sintomas? Procurou ajuda? Conhece alguém que está sofrendo por antecipar pensamentos " e se acontecer..."?
Rosanne Veloso
Psicóloga Clínica
Comentários